Pesquisar este blog

04/05/2009

Mulungu (Ërythrina spp)

Ërythrina spp - Gênero pantropical e subtropical, com espécies bastante numerosas em ambos os hemisférios; no Brasil, melhor representado no Sudeste e, depois, na Amazônia. Árvores de variadas dimensões, com madeira mole e flores grandes, vistosas, vermelhas ou mais raramente alaranjadas, só em E. amazonica Krukoff, róseas."(1)

Gabriel Soares de Souza (2) já registrara no século l6 comedoi (tupi), que quer dizer: cuman+oí= o feijão que, por si mesmo se solta, ao tratar da Erythrina verna Velloso (E. mulungu Mart.).
Mulungu corresponde a mulungo, segundo os comentários e notas de Pirajá da Silva sobre a obra quinhentista mencionada.

No século l8 já se fazia referência ao mulungu, também chamado argueiro, usado como emoliente e resolutivo.(3)

O Dicionário Português-Umbundo (4) apresenta o verbete mulungu: o mesmo que mulungo e equiparado ao "muave" e que se emprega em provas judiciais como prova de veneno, ombuloungo. "Muave", planta venenosa conhecida por pau-dos feiticeiros, " üfila-nganga".
Umbundo é lingua falada no centro de Angola.

...

Um estudo sobre a medicina indígena americana, diz que as plantas do gênero Erythrina eram usadas por índios da América do Sul e da América Central com propósitos tóxicos e medicinais.
É sabido que muitas plantas conhecidas dos negros na África, foram no Brasil identificadas por eles, passando a usá-las. Entre elas, certamente estavam as várias espécies de Erythrina, principalmente a E.verna à qual foi dado pelos negros o nome vulgar de mulungu.
.Os dados sobre as espécies de Erythrina apresentadas neste trabalho foram obtidos através de pesquisa de campo e bibliográfica.


Composiçãoquímica:

As Erythrina spp relacionam-se com as plantas do gênero Chondondendron e Strycnos , com alcalóides de ação curarizante.(l2) Os alcalóides presentes nas Erythrina spp, eritrina e eritroidina, este constituído de dois alcalóides isômeros, alfa e beta-eritroidina, ambos dextrógeros.(l3) Estão, ainda , presentes eritrocoraloidina e migurrina (glucóside análogo à saponina)(l4) e Da Matta faz referência à rotenona, substância cristalina com ação inseticida.(l5) Segundo Raffaut (l6) estão presentes os alcalóides: ërysodine, dihidrooerysodine, glaco-erysodine, tetrahidro-erysodine, reysonine, erysothiopine, erysothiovine, erysovine, erythraline, erytramine, erythratiodine, erythratine, dihidro-erythratine, erytrina base, alfa- erythroidine, beta-erythroidine, hypaphorine, hypoguavine." Os alcalóides eritratidina, erisodina e erisovina foram isolados da E.flacata. (36) (37) Da espécie E.dominguezzii foram isolados: erisodina, erisopina e erisovina.(37) Da E. cristagalli, os alcalóides: erisolina, erisopina e erisovina. (37) Das sementes da E. falcata foram isolados: erisopina, erisodina, erisonina e eritrotidina. (38) Há, ainda, o alcalóide erysocine de ação semelhante ao curare, isolado de diversas espécies de Erythrina. (l7)


Atividadesbiológicas

São apresentadas aquelas indicadas nas obras consultadas e as obtidas em pesquisa de campo.
As sementes das plantas do gênero Erythrina contêm alcalóides de ação curarizante. As propriedades farmacológicas do beta-eritroidina e de seu derivado diidro são muito semelhantes da d.tubocurarina, alcalóide isolado do gênero Chondondendron. O compostos diferem do curare em 3 aspectos: ação paralítica menos potente sobre as junções neuromusculares, duração mais breve da paralisia e eficácia oral. Ao contrário do curare, causa depressão do SNC em doses clínicas.(l3)

O alcalóide eritrina é usado como antídoto da estricnina (l8) e a ingestão da casca pode causar morte.(l9)

A eritrocoraloidina presente nas cascas das hastes e folhas é de ação hipnótica, béquica e peitoral, não ocasionando forte hiperemia para o cérebro. (l5)

A casca tem ação purgativa, diurética e calmante nas excitações nervosas, e a folha de uso tópico, de ação antiodontálgica e para curar úlceras e hemorróida. (20) (21)

As propriedades da casca da Erythrina corallodendron Linné foram apresentadas em l930 pelo Laboratório Silva Araújo, a partir do extrato fluido ou da tintura, como sendo hipnótico e sedativo, recomendado como preferível ao ópio e à beladona, por provocar sono tranquilo, "sem determinar congestão dosanguepara os centros cerebrais." Acrescenta que acalma as tosses das bronquites e modera os acessos de asma.(23)


Usos naspráticasmédicas populares

Dizer que alguém merece chá de mulungu é publicidade bastante em diagnóstico psicopático. Na sombra do mulungu não brincam crianças e sim meninos já taludos. A penumbra da árvore enfraquece, debilita, esgota. Por isso tranqüiliza os candidatos sôfregos da insanidade.(24)

Leia todo o artigo em: http://www.aguaforte.com/herbarium/Erythrina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário