Pesquisar este blog

03/03/2010

Sete Sangrias (Heliotropium lanceolata)

                              Sete Sangrias (Heliotropium lanceolata) 50g

Também conhecida como Erva de Sangue, a sete sangrias é uma planta herbácea com flores arroxeadas. Floresce o ano todo, tendo seu auge nos meses de junho e julho. Têm propriedades hipotensora, depurativa, diurética, diaforética, anti-sifilítica e auxilia a eliminação de ácido úrico. É indicada para hipertensão arterial, arritmias cardíacas, tosse de cardíacos, arteriosclerose, combate o enrijecimento das paredes das artérias, afecções da pele como psoríase e eczemas e redução do colesterol.

Receitas populares

Contra pressão alta
Ferva 200 ml (1 xícara) de água e jogue sobre uma colher (sobremesa) de planta seca, cubra e deixe por cerca de 10 minutos. Coe e beba três xícaras ao dia. Não adoçar. Observação: se usar o caule deixe ferver por 5 minutos junto com a água.

Contra psoríase e problemas de pele
Ferva uma colher (sopa) de planta seca picada em 100 ml (meia xícara) de leite, durante 5 minutos; cubra, deixe amornar e coe. Faça compressas com gaze ou com algodão, 2 a 3 vezes ao dia. Paralelamente, tome o chá, como depurativo.

Tosse de cardíacos
Ferva 250 ml de água e jogue sobre uma colher (sopa) de planta seca; cubra e deixe amornar por 10 minutos; coe e adicione 1 xícara de açúcar; leve ao fogo brando, mexendo até dissolver o açúcar. Tome 1 colher (sopa) 3 vezes ao dia.

Curiosidades
Segundo a teoria das assinaturas, em que as plantas apresentam semelhanças com as partes do corpo sobre as quais atuam, o caule da Sete Sangrias é avermelhado, lembrando os vasos sangüíneos.
Esta planta é conhecida como sendo sete vezes melhor do que uma sangria, daí a origem do nome.

Contra indicação
Não deve ser tomada por crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário