Pesquisar este blog

03/03/2010

Arruda da Síria - (Peganum harmala)


A arruda síria (Peganum harmala) tem uma interessante história oriental. Na Turquia, as partes secas desta planta são amarradas e penduradas nas casas e em veículos, para protecção contra maus olhados. No Irão, é usada como incenso, para purificar o ar e a mente.
Na psiconavegação ocidental, o seu teor fortemente inibidor da monoamina oxidase foi recebido de braços abertos, oferecendo um modo barato de obter altas doses de DMT em forma de planta. Muitas pessoas que preparam anahuasca (análogos da poção psicadélica amazónica ayahuasca) usam a arruda síria, em vez da erva de ayahusca (
Banisteriopsis caapi).

Efeitos

O uso normal da arruda síria tem um efeito psicofarmacológico, activando plantas que de outro modo são inactivas. Por vezes a arruda síria é usada para fortificar e prolongar o efeito de substâncias activas por si próprias. A arruda síria impede a destruição dos neurotransmissores da monoamina, inibindo a acção das enzimas da monoamina oxidase, um processo com o nome de inibição da enzima MAO. Isto torna substâncias como DMT e 5-MeO-DMT activas pelo uso oral, e faz com que uma experiência com cogumelos psilocibinos seja mais forte e dure mais tempo.

Um pequeno número de pessoas experimenta apenas os efeitos de infusões de arruda síria ou sementes fumadas. Aos efeitos de doses leves chamam-se por vezes “titilo de harmala”, pois causa uma sensação titilante pela cabeça e corpo. Esta é também a faze inicial para a maioria das pessoas que tomam uma dose mais alta, embora se desenvolva depois normalmente para efeitos mais fortes associados com náuseas, dores de estômago, e vómitos. Para além disso, os efeitos psicadélicos tais como distorções visuais e auditivas e fenómenos místicos, parecem ser comuns a algumas pessoas.

Uso

É possível consumir as sementes directamente, moendo-as com os dentes (molares). Deixa as sementes moídas interagirem com a tua saliva durante dois minutos e depois engole. Outro modo de moer as sementes é com um almofariz e colocar o pó em cápsulas de gelatina. Com estes métodos nenhum dos ingredientes activos se perde durante o processo de preparação. Para uma experiência apenas com arruda síria, as doses indicadas são ainda experimentais. Deves começar apenas com 1 grama para testares a tua reacção. 5 gramas é uma dose forte para a maioria das pessoas.

Para uma dose normal ou forte de DMT por via oral, um método estabelecido é tomar 3 gramas de sementes 15 a 60 minutos antes do DMT. Tomar mais resulta normalmente num desconforto físico maior e os efeitos permanecem iguais. A trip demora cerca de 4 horas. Podes usar o mesmo método antes de comeres cogumelos, que fará com que a trip seja duplamente mais forte. Também faz com que dure o dobro do tempo.

Outro método de preparação comum, que é menos agressivo para o estômago e causa menos náuses em geral, é preparar uma infusão com água quente. Parte dos ingredientes activos pode perder-se facilmente durante este processo, por isso junta 1 a 2 gramas às doses mencionadas acima. Junta 150 ml de água e 50 ml de sumo de limão por cada pessoa. Coze as sementes bem moídas, em lume muito brando, durante 15 a 30 minutos, e escorre o líquido, que estará pronto a consumir.

E, finalmente, muitas pessoas usam estas sementes como incenso, o que em altas quantidades também pode causar a inibição da enzima MAO, embora durante menos tempo quando comparado com o consumo oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário